Operação ‘Pente Fino’ teve como alvos os alimentos mais comuns nas ceias de Natal e Ano Novo
Operação Pentefino encontra irregularidades em produtos de Natal e Ano Novo em Ribeirão Preto
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP) realizou a operação Pentefino em todo o estado e encontrou irregularidades em produtos para as ceias de fim de ano em Ribeirão Preto. A operação, realizada entre 26 de novembro e 13 de dezembro, fiscalizou o peso de produtos em supermercados de diversos portes na capital paulista e em outras cidades, incluindo Ribeirão Preto.
Produtos com peso inferior ao indicado
Foram avaliados 324 produtos, como aves, carnes, cereais, pães, panetones e frutas. Destes, 15 (5%) apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem. Em Ribeirão Preto, as irregularidades foram encontradas em carnes temperadas congeladas de suíno sem osso e peru temperado congelado. Segundo Luís Eduardo Galdiano, delegado regional do IPEM em Ribeirão Preto, estabelecimentos foram autuados por vender produtos com peso menor que o indicado na embalagem, causando prejuízo ao consumidor.
Como agir
Os estabelecimentos autuados têm dez dias para apresentar defesa. As multas podem variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. O delegado regional do IPEM reforça a importância do consumidor exigir seus direitos e denunciar qualquer irregularidade pelo telefone 0800-013-0522. O IPEM orienta que, ao desconfiar de algum produto, o consumidor pode solicitar a verificação do peso no estabelecimento. Em 2022, a operação Pentefino analisou 392 produtos, encontrando irregularidades em 39 deles.
Leia também
O consumidor atento é fundamental para coibir essas práticas. Ao perceber qualquer divergência entre o peso indicado na embalagem e o peso real do produto, a denúncia é a ferramenta mais eficaz para garantir seus direitos e proteger o mercado de práticas ilegais.



