Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP) realizou um plantão de verificação de taxímetros em Ribeirão Preto, no dia 8 de dezembro. A ação teve como objetivo atender taxistas que necessitavam regularizar a situação de seus veículos e equipamentos.
Quem Precisou Comparecer?
O plantão foi direcionado aos profissionais que realizaram a troca de taxímetro ou de veículo, bem como àqueles que precisavam regularizar pendências. O atendimento ocorreu na sede do IPEM em Ribeirão Preto, das 9h às 11h.
Documentação Necessária e Agendamento
Para participar da verificação, os taxistas precisaram apresentar os documentos do taxímetro e do veículo, além da guia de serviço do mecânico credenciado e a Guia de Recolhimento da União (GRU) com o comprovante de pagamento da taxa. O agendamento prévio era obrigatório, e a ausência de qualquer documento impossibilitava a realização da verificação.
Leia também
Irregularidades e Penalidades
Taxistas que fossem flagrados em desacordo com a legislação durante fiscalizações estariam sujeitos a autuação. O prazo para defesa era de dez dias, e as multas poderiam variar desde uma advertência até R$ 30 mil.
Canais de Informação e Denúncia
O IPEM-SP disponibiliza canais para informações e denúncias. O telefone 0800-013-0522 e o site www.ipen.sp.gov.br estão disponíveis para que consumidores relatem queixas ou denúncias sobre taxistas ou instrumentos de medição. O anonimato do denunciante é garantido, restringindo-se a informação à denúncia e à placa do veículo, para averiguação.
A iniciativa buscou garantir a conformidade dos taxímetros e a segurança dos usuários do serviço.



