Delegado Luiz Eduardo Galdeano conversou com a CBN Ribeirão
O Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) realizará uma operação de fiscalização em estabelecimentos comerciais de Ribeirão Preto na próxima semana, visando verificar a conformidade de materiais escolares com as informações contidas nas embalagens. O objetivo é garantir que a quantidade, peso e dimensões dos produtos estejam de acordo com o que é anunciado aos consumidores.
Foco da Fiscalização: Materiais Mais Suscetíveis a Irregularidades
De acordo com Luiz Eduardo Galdiano, delegado do IPEM Ribeirão Preto, operações anteriores revelaram diversas irregularidades em itens como massinhas de modelar (litter), clipes, colas (em bastão e líquidas) e até mesmo cadernos, onde foram identificados erros nas dimensões. O IPEM alerta os consumidores para que, em caso de dúvida em relação às informações contidas nas embalagens, façam uma denúncia para que o órgão possa coletar os produtos e realizar perícias em laboratório.
Direitos do Consumidor: Conferência de Produtos na Hora da Compra
Questionado sobre a possibilidade de o consumidor abrir a embalagem para conferir o produto antes da compra, Galdiano esclarece que a permissão depende do tipo de item. Se a embalagem apresentar informações externas, a abertura não é permitida. No entanto, se o produto for individualizado, o consumidor pode solicitar a abertura para conferência.
Leia também
Itens Coletados e Locais de Fiscalização em Ribeirão Preto
A operação em Ribeirão Preto, que ocorrerá na terça-feira, abrangerá a coleta de colas, clipes, papel crepom e outros materiais. O IPEM verificará as medições indicadas, a quantidade e o volume dos produtos. A fiscalização não se restringe a papelarias, estendendo-se a supermercados e lojas de variedades que comercializam materiais escolares. As coletas são realizadas tanto por meio do serviço de rotina do IPEM quanto em resposta a denúncias.
A ação busca proteger os consumidores, assegurando que as informações nos produtos sejam precisas e confiáveis.



