Delegado Regional Luiz Eduardo Galdeano falou à CBN Ribeirão
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou ontem uma nova operação de fiscalização em produtos de uso veterinário, abrangendo uma vasta gama de itens destinados aos cuidados e bem-estar animal.
Produtos Alvo da Fiscalização
A operação focou em produtos como rações, vacinas, suplementos, medicamentos (incluindo vermífugos, antissépticos e bactericidas), produtos de higiene e até mesmo itens de recreação para animais de estimação. Amostras foram coletadas em diversos estabelecimentos comerciais e encaminhadas para análise em sete laboratórios distribuídos pelo estado, incluindo um em Ribeirão Preto.
Resultados da Operação em Ribeirão Preto
Luís Eduardo Galdiano, delegado regional do Ipem, comentou sobre os resultados da fiscalização. Na primeira operação, realizada em atrássto, foi constatada uma irregularidade geral entre 40% e 45% dos produtos analisados no estado. Em Ribeirão Preto, especificamente, dos dez produtos avaliados em atrássto, três apresentaram problemas que prejudicavam o consumidor. Para intensificar a fiscalização, uma segunda operação foi realizada. Desta vez, dos dez produtos coletados em Ribeirão Preto e analisados, um foi considerado irregular.
Leia também
Irregularidade Detectada e Consequências
O produto reprovado foi uma solução injetável que indicava conter 100 mililitros, mas apresentava uma deficiência de 1,20% no volume. Isso significa que, a cada 100 ml, o consumidor recebia 1,2 ml a menos do que o anunciado. A empresa responsável foi autuada e tem um prazo de dez dias para apresentar sua defesa ao Ipem. Dependendo do resultado final da análise do processo, a empresa poderá receber desde uma advertência até uma multa que pode chegar a R$ 1,5 milhão.
Em caso de dúvidas sobre produtos veterinários, o Ipem disponibiliza o telefone 0800 0130522 para denúncias e informações.
A iniciativa demonstra o compromisso contínuo do Ipem-SP em proteger os direitos dos consumidores e garantir a qualidade dos produtos disponíveis no mercado veterinário.



