CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IPEM realiza operação para analisar selo do INMETRO em produtos de beleza

Operação "Que Beleza" encontrou irregularidades em dois estabelecimentos de Ribeirão Preto
selo INMETRO produtos beleza
Operação "Que Beleza" encontrou irregularidades em dois estabelecimentos de Ribeirão Preto

Operação “Que Beleza” encontrou irregularidades em dois estabelecimentos de Ribeirão Preto

Fiscais do IPEM-SP realizaram a operação especial "Qui Beleza" entre os dias 4 e 8 de novembro, com o objetivo de verificar a conformidade de eletrodomésticos com o selo do Inmetro em São Paulo e cidades do interior, incluindo Ribeirão Preto.

Fiscalização em Eletroportáteis

A operação fiscalizou 8.794 produtos, dos quais 209 estavam irregulares. Foram analisados aparelhos como secadores de cabelo, chapinhas, máquinas de corte de cabelo, barbeadores e depiladores. A fiscalização verificou a presença do selo do Inmetro e, no caso de secadores, a conformidade com os padrões de ruído.

Irregularidades e Autuações

No interior do estado, 17 de 116 estabelecimentos visitados apresentavam irregularidades. Em Ribeirão Preto, dois estabelecimentos foram autuados por produtos sem o selo do Inmetro ou fora das normas técnicas. Os produtos irregulares são apreendidos e os estabelecimentos notificados para apresentar a documentação de origem. A depender da gravidade da irregularidade (ausência de selo ou problemas técnicos), tanto comerciantes quanto fabricantes podem ser autuados, com multas que variam de R$ 800 a R$ 30.000, dobrando em caso de reincidência.

Os estabelecimentos têm até 10 dias úteis para apresentar a documentação e defesa ao IPEM. A maioria das irregularidades encontradas se referia à ausência do selo do Inmetro, resultando em autuação tanto do comerciante quanto do importador ou fabricante.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.