Operação “Que Beleza” encontrou irregularidades em dois estabelecimentos de Ribeirão Preto
Fiscais do IPEM-SP realizaram a operação especial "Qui Beleza" entre os dias 4 e 8 de novembro, com o objetivo de verificar a conformidade de eletrodomésticos com o selo do Inmetro em São Paulo e cidades do interior, incluindo Ribeirão Preto.
Fiscalização em Eletroportáteis
A operação fiscalizou 8.794 produtos, dos quais 209 estavam irregulares. Foram analisados aparelhos como secadores de cabelo, chapinhas, máquinas de corte de cabelo, barbeadores e depiladores. A fiscalização verificou a presença do selo do Inmetro e, no caso de secadores, a conformidade com os padrões de ruído.
Irregularidades e Autuações
No interior do estado, 17 de 116 estabelecimentos visitados apresentavam irregularidades. Em Ribeirão Preto, dois estabelecimentos foram autuados por produtos sem o selo do Inmetro ou fora das normas técnicas. Os produtos irregulares são apreendidos e os estabelecimentos notificados para apresentar a documentação de origem. A depender da gravidade da irregularidade (ausência de selo ou problemas técnicos), tanto comerciantes quanto fabricantes podem ser autuados, com multas que variam de R$ 800 a R$ 30.000, dobrando em caso de reincidência.
Leia também
Os estabelecimentos têm até 10 dias úteis para apresentar a documentação e defesa ao IPEM. A maioria das irregularidades encontradas se referia à ausência do selo do Inmetro, resultando em autuação tanto do comerciante quanto do importador ou fabricante.



