Objetivo é que produtos vencidos ou com algum tipo de irregularidade não chegue ao consumidor
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP) realiza a operação ‘Pulando a Fogueira’ em todo o estado. A ação fiscaliza produtos típicos das festas juninas, como alimentos, bebidas e fogos de artifício de pequena potência.
Fiscalização em diversos produtos
Em Ribeirão Preto, foram coletados sete produtos para análise: cachaça, doce de leite, achocolatado em pó, estalos, vinho tinto, pé de moleque, bandeirola e bebida láctea. A fiscalização busca verificar se as informações contidas nas embalagens correspondem ao conteúdo dos produtos, garantindo que o consumidor não seja prejudicado.
Resultados da Operação
No ano passado, a operação analisou 66 produtos, encontrando irregularidades em 21 deles. Em Ribeirão Preto, de 8 produtos verificados, 5 apresentaram erros. Já na capital paulista, 3 dos 19 itens analisados (16%) continham menos produto do que o prometido. Em São Carlos, todos os 8 produtos analisados foram aprovados. O diretor regional do IPEM-SP destaca a importância da fiscalização, principalmente devido ao aumento de preços de alguns produtos nessa época do ano.
Leia também
Como o consumidor pode ajudar
O IPEM-SP disponibiliza um guia prático de consumo para auxiliar os consumidores na hora da compra. Em caso de irregularidades comprovadas, as empresas têm 10 dias para apresentar defesa. Novas irregularidades resultam em novos processos de autuação, com multas que podem chegar a R$ 1,5 milhão. O consumidor que desconfiar de algum produto pode realizar uma conferência em uma balança ou denunciar ao IPEM-SP pelo telefone 0800-013-0522 ou pelo e-mail [email protected].



