Delegado Regional Luiz Eduardo Galdeano falou à CBN Ribeirão
O Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) intensificou a fiscalização de produtos populares no verão, seguindo a recente inspeção de materiais escolares. A operação, apelidada de “Operação Verão”, visa garantir que os consumidores não sejam lesados na compra de itens essenciais durante a estação mais quente do ano.
Produtos Alvo da Fiscalização
Em Ribeirão Preto, a fiscalização se concentra em produtos como água de coco, bebidas isotônicas, loções hidratantes, shampoos, protetores solares, sorvetes, repelentes e bebidas de limão. Esses itens foram selecionados por serem amplamente consumidos durante o verão.
Como a Fiscalização é Realizada
Os produtos são coletados com antecedência, e as empresas são convidadas a acompanhar a perícia em laboratório. A avaliação principal verifica se a quantidade real do produto corresponde à quantidade indicada na embalagem. Caso sejam encontradas divergências, as empresas são autuadas.
Leia também
Resultados Anteriores e Ações do IPEM
Em 2013, uma operação similar identificou irregularidades em cerca de 20% dos produtos analisados. Diante desse alto índice, o IPEM intensificou a fiscalização para proteger os consumidores. As irregularidades foram encontradas em diversos produtos, incluindo protetores solares e loções hidratantes.
Denúncias e Próximas Operações
O IPEM realiza de uma a duas operações especiais por mês, buscando maior transparência e integridade dos produtos. As próximas operações são mantidas em sigilo para evitar que os fabricantes ajustem seus produtos antes da fiscalização. Os consumidores também podem contribuir, denunciando produtos suspeitos através do telefone 0800-013-0522 (de segunda a sexta, das 8h às 17h) ou pelo e-mail [email protected]. O IPEM garante que o denunciante será informado sobre o resultado da análise do produto.
O objetivo é assegurar que os produtos oferecidos no mercado estejam em conformidade com as normas, protegendo os direitos do consumidor.



