Manutenção dos aparelhos serão feitas nesta manhã na sede do órgão, localizada na Avenida Maurílio Biagi, nº 2940
Nesta terça-feira, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPM-SP) realiza plantão para verificação de taxímetros em Ribeirão Preto. A operação acontece ao longo do dia, e diversos taxistas já se inscreveram online para o serviço.
Verificação de Taxímetros: Rotina Mensal e Anual
Segundo Luiz Eduardo Galdiano, gestor regional do IPM em Ribeirão Preto, este plantão é especialmente importante para taxistas que realizaram manutenção ou troca de aparelhos taxímetros ou de veículos. A troca ou reparo do equipamento exige nova verificação para aprovação do instrumento de medição. Ribeirão Preto conta com verificação mensal, além da verificação anual realizada em setembro. Galdiano destaca que a adesão dos taxistas à verificação é alta, resultando em poucas punições.
Fiscalização e Punições
A verificação garante a correta medição, tanto na bandeira 1 quanto na bandeira 2. Taxistas que não comparecem aos plantões ou à verificação anual sem justificativa recebem autuações, com prazo de 10 dias para recorrer ao IPM. Irregularidades podem gerar multas de R$ 500 a R$ 5.000, valor que dobra em caso de reincidência. Dependendo da situação, a Transerp, órgão que regula a atividade de taxistas na cidade, também pode aplicar punições. A apresentação do certificado de verificação do taxímetro é obrigatória na Transerp.
Leia também
Agendamento e Local
Taxistas podem agendar o atendimento pelo telefone (16) 3916-2338 ou pessoalmente na sede do IPM-SP, localizada na Avenida Maurílio Biagi, 2940, no bairro City Ribeirão. A fiscalização de alguns taxistas também é realizada neste endereço, na zona sul da cidade. A iniciativa visa garantir a precisão das medições e proteger os consumidores.



