Aparelho receberá novo lacre e documentação do taxista será refeita para o ano de 2016
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP) realizará, nesta terça-feira, uma ação de verificação de taxímetros. A iniciativa é voltada para taxistas que necessitam validar o instrumento após a troca de veículo, substituição ou reparo do equipamento.
Procedimentos de Verificação
Luiz Eduardo Galdiano, delegado do IPEM em Ribeirão Preto, explica que diversas análises serão conduzidas antes da liberação do veículo. Os taxistas devem comparecer ao instituto para uma nova verificação, que inclui a colocação de um lacre amarelo e a emissão de um novo certificado referente ao ano de 2016.
Galdiano detalha o processo: “Toda vez que houver rompimento do lacre, refazemos as medições. Percorremos as distâncias referentes às bandeiras 1 e 2, medindo mil metros em cada, para garantir que o taxímetro esteja funcionando corretamente e não cause prejuízos ao consumidor.” Caso o equipamento seja reprovado, o taxista deverá realizar uma nova manutenção e retornar ao IPEM para uma nova verificação.
Leia também
Documentação Necessária e Agendamento
Para o atendimento, é necessário apresentar o comprovante de propriedade do veículo, o certificado de verificação anterior, a ordem de serviço do mecânico (se houver manutenção), um comprovante de residência e a autorização da prefeitura. O agendamento prévio é obrigatório e deve ser feito no site ipen.sp.gov.br. A vistoria possui um custo, e a realização do serviço está condicionada à apresentação do comprovante de pagamento.
Importância da Vistoria
Galdiano alerta que a não realização da vistoria pode acarretar multas. O plantão para a verificação dos taxímetros será realizado no dia 6 de outubro, a partir das 9 horas da manhã, na sede do IPEM, localizada na Avenida Maurílio Biagi, número 2940, no bairro Ribeirânia.
Taxistas de Franca e Ribeirão Preto que realizaram troca de veículo ou manutenção no taxímetro devem ficar atentos a essa obrigatoriedade.



