Taxistas que trocaram de carro ou fizeram algum reparo no equipamento devem fazer a verificação nesta quinta
Taxistas de Franca que realizaram a troca de seus veículos ou fizeram reparos em seus equipamentos devem ficar atentos. O Instituto de Pesos e Medidas (IPEN) realizará, nesta semana, a verificação obrigatória dos taxímetros. Luiz Eduardo Galdiano, delegado regional do IPEN, detalha o procedimento e as possíveis penalidades.
Agendamento Online e Taxa Anual
Para participar da verificação, os taxistas precisam acessar o site do IPEN e realizar o agendamento. É necessário emitir e pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa anual do serviço. Galdiano enfatiza que essa verificação é crucial sempre que houver manutenção no veículo, como troca de lacre, do próprio taxímetro ou substituição do carro.
Penalidades por Irregularidades
O delegado do IPEN alerta sobre as consequências para quem descumprir as normas. Taxistas flagrados com irregularidades serão autuados e terão um prazo de 10 dias para apresentar defesa junto ao instituto. As multas podem variar desde uma advertência até o valor de R$ 30 mil, dependendo da gravidade da infração.
Leia também
Local e Contato para Dúvidas
A ação de verificação será realizada na Avenida Presidente Vargas, em frente ao Cemitério Municipal de Franca. Para mais informações, os taxistas podem acessar o site www.ipen.sp.gov.br ou entrar em contato com a regional de Ribeirão Preto para obter orientações.
A iniciativa visa garantir a precisão dos taxímetros e a justiça nas cobranças aos passageiros.



