Irregularidades foram constatadas no Aeroporto Internacional de Guarulhos e no Viracopos
Com a proximidade do feriado, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipen-SP) intensificou a fiscalização das balanças utilizadas para pesar bagagens em aeroportos. O objetivo é garantir a precisão dos equipamentos e evitar prejuízos aos passageiros.
Fiscalização nos Aeroportos
As equipes do Ipen-SP realizaram inspeções em quatro aeroportos do estado, incluindo o Leite Lopes, em Ribeirão Preto. Em Ribeirão Preto, nenhuma irregularidade foi encontrada. No entanto, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, dez balanças apresentaram erros superiores ao máximo tolerado, incluindo diferenças de peso em diferentes pontos da mesma balança. Uma delas apresentou um erro de quase dez quilos. Já no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, quatro balanças apresentaram irregularidades, com erros de até seiscentos gramas.
Atenção Passageiro
O delegado regional do Ipen-SP, Luiz Eduardo Galdiano, orienta os passageiros a verificarem se o visor da balança está zerado antes de colocar a bagagem. “A primeira coisa é, ao colocar sua bagagem na balança, verificar se essa balança está partindo do zero, como se é um indicador. Por isso que todas as balanças têm que ter um indicador de frente para o consumidor para ele acompanhar as pesagens”, explica.
Leia também
Como Denunciar
Caso o passageiro desconfie do peso indicado, pode fazer uma denúncia ao Ipen-SP pelo telefone 0800-013-0522. O instituto enviará uma equipe para verificar a balança no aeroporto. O resultado da verificação será informado ao denunciante, indicando se a reclamação é procedente ou não.
Penalidades
Os responsáveis pelas balanças autuadas pelo Ipen-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas para essa categoria variam de R$ 451 a R$ 25.000, podendo dobrar em caso de reincidência.
A ação do Ipen-SP visa assegurar a precisão na pesagem de bagagens e proteger os direitos dos passageiros.



