Operação do instituto está sendo realizada em São Paulo e mais nove cidades do interior
Uma operação do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) realizada nesta semana em São Paulo e em mais nove cidades do interior, incluindo depósitos, distribuidores e engarrafadores de gás de cozinha, identificou irregularidades em dois municípios: São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.
Fiscalização em Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, foram examinados mais de 120 botijões de gás, variando entre os tipos P2 e P20. A fiscalização constatou que quatro botijões de 20 kg apresentavam quantidades de gás inferiores ao indicado. Segundo o delegado regional do Ipem, Luís Eduardo Galdiano, a maior diferença encontrada foi de 1 kg e 87 gramas a menos em cada 20 kg.
Consequências para o Estabelecimento Autuado
O estabelecimento responsável pelos botijões irregulares foi autuado e terá um prazo de 10 dias para apresentar sua defesa ao Ipem. A multa para essa infração pode chegar a R$ 1,5 milhão, dobrando em caso de reincidência.
Leia também
Orientações ao Consumidor
O Ipem alerta os consumidores para que fiquem atentos ao peso indicado nos produtos que adquirem. Em caso de dúvida ou suspeita de irregularidade, o instituto orienta a registrar uma reclamação. O Ipem realizará uma fiscalização para verificar a procedência da denúncia. Para consumidores que se sentirem lesados em relação ao peso, medida ou quantidade de algum produto, basta acionar a central de denúncias do Ipem.
A ação do Ipem visa garantir a precisão nas medidas e pesos dos produtos comercializados, assegurando os direitos dos consumidores.



