Operação ‘Aluno Nota 10’ analisou cadernos, clips e sulfite, entre outros, mas não encontrou regularidades
Uma operação recente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) em Ribeirão Preto e região trouxe boas notícias para pais e alunos. A ação, denominada “Aluno Nota 10”, fiscalizou materiais escolares para garantir que os produtos estejam em conformidade com as normas e não lesem os consumidores.
Resultados da Operação “Aluno Nota 10”
Luiz Galdiano, delegado regional do Ipem, informou que todos os 11 produtos analisados na região de Ribeirão Preto foram aprovados. Isso significa que nenhum apresentou irregularidades que pudessem prejudicar o consumidor. Este resultado é um indicativo positivo da adequação do mercado às normas e regulamentações.
Adequação do Mercado e Benefícios para o Consumidor
Galdiano ressaltou que as fiscalizações intensificadas pelo Ipem têm levado as empresas a se adequarem, garantindo que seus produtos atendam aos padrões exigidos. Essa adequação beneficia tanto quem vende quanto quem compra, pois assegura a qualidade e a conformidade dos materiais escolares. Anteriormente, era comum encontrar irregularidades em alguns produtos durante essas operações, mas, desta vez, os materiais escolares se mostraram isentos de problemas.
Leia também
Transparência e Acesso à Informação
O resultado oficial da operação será divulgado no site do Ipem, onde os consumidores poderão verificar se os produtos que adquiriram apresentam alguma irregularidade. Esta foi a primeira operação do ano focada em material escolar, abrangendo todas as regionais do Ipem no estado de São Paulo.
A operação “Aluno Nota 10” demonstra o compromisso do Ipem em proteger os direitos do consumidor e garantir a qualidade dos produtos disponíveis no mercado.



