Ação visa apurar se há alguma inconformidade entre o produto e a embalagem e se ele oferece algum risco
O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) realiza fiscalização de produtos típicos de Carnaval, como fantasias e brinquedos. Em entrevista à CBN, o especialista em metrologia e qualidade do Ipem, Mauro Fausto Pereira, detalhou os itens verificados e os principais riscos encontrados.
Fiscalização de Brinquedos e Fantasias
A fiscalização do Ipem abrange diversos produtos sazonais, incluindo roupas de fantasias, brinquedos (martelos, lanças, escudos, espadas, máscaras etc.). A preocupação central é com a segurança, especialmente em brinquedos destinados a crianças. A verificação inclui a presença do selo de certificação, informações sobre faixa etária, dados do fabricante e importador, além da análise da conformidade das informações da embalagem com o produto.
Riscos e Recomendações
Um dos principais problemas encontrados é a venda de brinquedos sem a certificação necessária, expondo as crianças a riscos. Pereira alerta para a importância de verificar a faixa etária recomendada, a presença de advertências sobre riscos à saúde, instruções de montagem e a ausência de peças pequenas, pontas ou extremidades cortantes. Materiais tóxicos nas tintas e componentes também são motivo de preocupação.
Leia também
Etilômetros e Certificação
Além de brinquedos e fantasias, o Ipem também fiscaliza e certifica etilômetros (bafômetros) antes de seu uso pela polícia. Todos os aparelhos passam por análises laboratoriais para garantir sua segurança e precisão, assegurando a confiabilidade das medições e evitando prejuízos à população.
A fiscalização do Ipem busca garantir a segurança dos consumidores durante o Carnaval, alertando para a importância da verificação de selos de certificação e informações relevantes na embalagem dos produtos, principalmente brinquedos infantis. A atenção a esses detalhes contribui para um carnaval mais seguro e tranquilo para todos.



