Ipês floridos trazem beleza à Região de Ribeirão Preto em setembro
O Giro do Agro, com o oferecimento da Co-percana, referência em cooperativismo, e o apoio da Sicredi, convida você a investir em RDC e LCA com quem entende do assunto. Acompanhe as notícias do agro com Daniel Olinto.
A Explosão de Cores dos Ipês em Ribeirão Preto
Na região de Ribeirão Preto, a floração dos ipês transforma a paisagem urbana e rural nesta época do ano. As árvores, típicas do Brasil, exibem flores amarelas, roxas, rosas e brancas, colorindo ruas, praças e estradas. Essa explosão de cores anuncia a aproximação da primavera.
O Fenômeno da Pré-Primavera
O biólogo e professor da USP, Milton Cropo, explica que essa beleza está ligada aos dias que antecedem a primavera. “Estamos nessa época atrásra, no finalzinho de atrássto e em setembro, o que chamamos de pré-primavera. Os efeitos da primavera já estão chegando, os dias ficam mais longos e há um prenúncio de chuva para o final de setembro e início de outubro.” Esses dias mais longos sinalizam para a planta que é hora de florescer, e ela começa a produzir os brotos.
Leia também
O Impacto da Natureza no Bem-Estar
A beleza dos ipês não apenas encanta os olhos, mas também faz bem para a alma. A professora de Fisiologia da USP, Eliane Comolle, reforça o impacto positivo que a natureza tem sobre o nosso bem-estar. “Esses estímulos visuais não percorrem o cérebro apenas pelo sistema que nos permite identificar o ipê. Eles vão para outras regiões do cérebro que compõem o sistema límbico.” Nesse sistema, os estímulos, principalmente o visual, instigam emoções, regulam o funcionamento do organismo e controlam o comportamento e a interação com as pessoas.
Começamos a semana com flores no caminho. Quem passar pelas ruas de Ribeirão Preto e região poderá aproveitar a beleza dos ipês.