Agentes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas fizeram o mapeamento; outros 11 municípios da região também serão avaliados
Técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizaram vistoria em Ribeirão Preto para identificar áreas de risco de inundações e deslizamentos.
Áreas Críticas Identificadas
Durante dois dias de trabalho, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Regional, foram constatadas oito áreas de risco na cidade. Sete correspondem a riscos de inundações e uma a deslizamentos. O geólogo Marcelo Gramani, do IPT, destaca que o município já realizou obras estruturais para minimizar os riscos de inundações, como o alargamento de canais e a construção de barreiras laterais.
Avaliação de Riscos e Próximos Passos
As informações coletadas serão inseridas em um banco de dados do IPT. A próxima etapa consiste em qualificar os riscos encontrados em graus baixo, médio, alto ou muito alto. O relatório para Ribeirão Preto estará quase completo na semana seguinte à vistoria, faltando apenas ajustes finais na edição de mapas. A previsão é que os relatórios sejam entregues à Defesa Civil do Estado de São Paulo em breve.
Leia também
Situação de Ribeirão Preto e Trabalho do IPT
Gramani afirma que Ribeirão Preto se encontra em situação mais tranquila em comparação a outras cidades. O trabalho em Ribeirão Preto faz parte de um mapeamento de 11 municípios, previsto em novo contrato entre o IPT e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. O IPT, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, atua em ações preventivas e emergenciais em apoio à defesa civil desde a década de 1970.



