Secretário da Fazendo de Ribeirão Preto, Afonso Reis, comenta sobre a situação do imposto na cidade
O IPTU de Ribeirão Preto em 2023: um guia completo para contribuintes
Situação do IPTU 2022 e como regularizar pendências
De acordo com Afonso Reis, Secretário da Fazenda de Ribeirão Preto, cerca de 17% a 20% dos contribuintes ficaram inadimplentes com o IPTU em 2022. Para aqueles que possuem débitos do ano passado, a prefeitura oferece a possibilidade de parcelamento da dívida em 12, 24 ou 36 vezes, dependendo do valor. A recomendação é que os contribuintes regularizem suas pendências anteriores antes de se preocupar com o IPTU de 2023. O parcelamento pode ser feito pelo site da prefeitura ou nos postos Poupatempo.
Reajuste do IPTU 2023 e recursos
O IPTU 2023 sofreu um reajuste baseado no INPC dos últimos 12 meses (novembro de 2021 a novembro de 2022), resultando em um aumento de 6,46%. No entanto, cerca de 4.141 contribuintes tiveram reajustes superiores a esse percentual devido à perda de descontos por ultrapassarem faixas de valor venal de seus imóveis. Contribuintes que discordarem do cálculo do reajuste podem recorrer até o dia 2 de fevereiro pelo site da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br), na seção da Secretaria da Fazenda e IPTU.
IPTU Verde e outras informações importantes
Para o IPTU Verde, a adesão deve ser feita com um ano de antecedência. Quem não solicitou em 2021 perdeu a oportunidade para 2022. Os talões do IPTU serão entregues até o dia 5, e a segunda via pode ser retirada pelo site da prefeitura ou nos postos Poupatempo a partir do dia 6. Contribuintes com direito à isenção (aposentados, pensionistas, etc.) que tiveram o benefício em 2022 não precisam solicitar novamente em 2023. O desconto para pagamento à vista é de 10%. Para quaisquer dúvidas, recomenda-se acessar o site da prefeitura ou procurar os postos Poupatempo.



