Colunistas da CBN receberam quatro prêmios pelo longa metragem ‘O outro lado’
Sucesso Internacional: “O Outro Lado” conquista premiações na Indonésia
Os irmãos André e Marcos de Castro, cineastas de Ribeirão Preto, alcançaram sucesso internacional com seu primeiro longa-metragem, “O Outro Lado”. O filme foi selecionado para o International Screen Awards, festival que inclui filmes de diversos gêneros, competindo com dramas, comédias, suspense, romances e filmes alternativos do mundo inteiro. A produção independente, realizada sem verba pública, conquistou o prêmio especial de filme de gênero, com apoio do produtor Steven Wolf (conhecido por “500 Dias com Ela”), o prêmio de diretor revelação para Marcos, o prêmio de melhor performance de elenco e, por fim, o prêmio de melhor filme internacional.
Desafios e Apoios na Produção Independente
Realizar cinema independente no interior do Brasil apresenta desafios significativos. André e Marcos destacaram a dificuldade em produzir “O Outro Lado” sem recursos públicos. No entanto, o apoio de Steven Wolf e do autor Antônio Calmon (conhecido pela novela “Vamp”) foi crucial para viabilizar o projeto. A experiência no Festival do Rio em 2016, onde conheceram Wolf, foi um ponto de virada para a produção.
Projetos Futuros e Visão de Cinema
Com o sucesso de “O Outro Lado”, os irmãos de Castro já possuem novos projetos em desenvolvimento. Seus próximos trabalhos, “Eucêntrico” (suspense psicológico) e “Fali Baixo, porque os letreiros têm ouvidos” (comédia), foram contemplados por editais, sendo a primeira vez que Ribeirão Preto recebe tais prêmios. Os cineastas enfatizam a importância de permanecerem no audiovisual, criando filmes com liberdade e independência, explorando temas polêmicos e relevantes, como preconceitos e abusos contra pessoas doentes. Para eles, o objetivo principal é continuar produzindo cinema de qualidade, independente do gênero, com orgulho de suas raízes em Ribeirão Preto.
Leia também
Os irmãos de Castro celebram as conquistas, mas ressaltam que a permanência no audiovisual e a liberdade criativa são mais importantes do que os prêmios em si. A exibição de “O Outro Lado” está prevista para 2020. O filme representa o sucesso do cinema independente brasileiro, produzido com paixão e talento no interior de São Paulo.



