Secretário de Educação José Carlos Carnetti conversou com a CBN Ribeirão
A Secretaria de Educação de Serrana implementou um novo sistema de auxílio transporte para estudantes que se deslocam para Ribeirão Preto. José Carlos Carnetti, secretário da educação, detalhou as mudanças em entrevista à CBN Ribeirão.
Novo Subsídio de Transporte
Anteriormente, a prefeitura coordenava o transporte de alunos do ensino médio, faculdades e cursos técnicos. No entanto, devido a custos elevados, a prefeitura determinou, por meio do decreto número 4 de 2024, um novo modelo de subsídio. Em vez de pagar diretamente as empresas de ônibus, a prefeitura fornecerá um auxílio de R$4,00 por dia a cada estudante.
Como Receber o Auxílio
Para ter acesso ao benefício, os estudantes interessados devem se cadastrar na Secretaria de Educação. O valor será disponibilizado através de um cartão estudantil. Segundo o secretário, o valor de R$4,00 foi calculado pelo departamento financeiro e cobre o custo médio do transporte de ida e volta para Ribeirão Preto.
Leia também
- Multas por irregularidades em educação infantil: Ex-prefeita de Ribeirão Preto é condenada a pagar multa por irregularidades na prestação de contas
- Vereador de Cajuru é condenado a pena de prisão por fraudes na contratação do transporte escolar
- Estacionamento em vagas na calçada: É público, diz advogado sobre parar veículos em vagas em frente de comércios
Transição e Implementação
Questionado sobre o atraso na implementação do novo sistema, já que as aulas começaram, o secretário explicou que a maioria dos alunos inicia as aulas na semana seguinte, dia 3 de fevereiro. Ele mencionou um distrato com as empresas de transporte anteriores, cujo contrato venceria em junho ou julho. Após o distrato, o prefeito emitiu o decreto para o novo sistema. Uma licitação com os bancos do município será realizada para a emissão dos cartões estudantis.
O novo sistema visa garantir que os estudantes de Serrana continuem tendo acesso à educação em Ribeirão Preto, mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas pela prefeitura.



