CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Irrigador movido a energia solar é lançado na Agrishow

Aparelho que não precisa de energia elétrica é feito de materiais recicláveis
Irrigador movido a energia solar
Aparelho que não precisa de energia elétrica é feito de materiais recicláveis

Aparelho que não precisa de energia elétrica é feito de materiais recicláveis

A Embrapa Instrumentação apresenta na Agrishow 2016, em Ribeirão Preto, diversas soluções tecnológicas inovadoras para o setor agrícola. Entre os destaques, está um irrigador que opera sem a necessidade de energia elétrica, utilizando exclusivamente energia solar e, surpreendentemente, podendo ser construído com materiais reutilizados.

Irrigação Sustentável para Pequenos Produtores

Este equipamento representa uma excelente alternativa para pequenos agricultores e até mesmo para jardineiros amadores, permitindo a manutenção automática da irrigação de seus canteiros através de um sistema de gotejamento eficiente e ecologicamente correto.

O Segredo da Termodinâmica

O funcionamento do irrigador se baseia em um princípio simples da termodinâmica: a expansão do ar quando aquecido. Este sistema automático dispensa o uso de fotocélulas e, o mais importante, não requer energia elétrica, utilizando apenas a luz solar como fonte de energia.

Economia e Inovação

A Embrapa Instrumentação inova ao propor uma operação que resulta em significativa economia de eletricidade e de água, contribuindo para a sustentabilidade da produção agrícola.

A iniciativa demonstra o potencial da tecnologia para otimizar recursos e promover práticas mais sustentáveis no campo.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.