Cientista político analisa o lançamento da pré-candidatura do vereador para as próximas eleições no ‘De Olho na Política’
Aquecimento da corrida eleitoral em Ribeirão Preto
A corrida eleitoral em Ribeirão Preto para as eleições do ano que vem já começou a esquentar. Diversos nomes têm sido ventilados como pré-candidatos à prefeitura, com anúncios de precandidaturas e movimentações políticas nos bastidores. O cenário é de disputa acirrada, com partidos buscando fortalecer suas posições e definir seus candidatos.
Principais nomes e estratégias partidárias
Entre os nomes que já apareceram publicamente estão Isaac Antunes (PL), anunciado como pré-candidato e apoiado pelo atual presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo; pelo menos seis nomes do PT que estão em processo de escolha interna; o apoio declarado do deputado federal Baleia Rossi ao vereador Igor Oliveira (ambos do mesmo partido); além de outros pré-candidatos como Nicon Fernandes (PT), Daniel Gobi (PP), Ricardo Aguiar (PSDB) e Mauri Nassio (PSOL). Partidos como o PT estão realizando processos internos para definir seus candidatos, enquanto outros, como o PL, buscam construir candidaturas próprias.
A importância do apoio do atual prefeito
A ausência do atual prefeito, Duarte Nogueira, que não pode concorrer à reeleição, torna o seu apoio um fator crucial na disputa. Sua influência política, tanto no PSDB regional quanto nacional, será disputada pelos pré-candidatos. A expectativa é de que ele exerça pressão para que o partido apoie um nome específico, utilizando a estrutura da máquina pública como trunfo.
Leia também
O ano promete ser movimentado, com muitas articulações políticas e a expectativa de um número significativo de candidatos. A definição dos candidatos definitivos ocorrerá na metade do ano, após as convenções partidárias. A disputa promete ser acirrada e repleta de alianças e estratégias para garantir o apoio necessário.