CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Itens tradicionais nas festas juninas estão mais caros neste ano

Dos 24 alimentos analisados pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), 22 tiveram reajustes
preços festas juninas
Dos 24 alimentos analisados pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), 22 tiveram reajustes

Dos 24 alimentos analisados pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), 22 tiveram reajustes

As festas juninas estão chegando, mas o consumidor precisará desembolsar um pouco mais este ano para comprar os produtos típicos. De acordo com a Associação Paulista de Supermercados (APAS), 22 dos 24 itens analisados apresentaram inflação, impulsionada pela entre-safra e pela alta do dólar.

Aumento nos Preços dos Produtos Típicos

Os maiores aumentos foram observados em frutas como limão, laranja e maçã, além do creme de leite e da manteiga. O diretor da APAS regional, Rodrigo Canezim, explica que a quebra de safra de alguns produtos, como limão e laranja, contribuiu para o aumento de preços. A alta do dólar, próxima dos R$ 4,00, também encarecendo insumos e produtos. O impacto nos derivados de leite também é significativo, devido ao período de entressafra.

Expectativas de Vendas Apesar da Inflação

Apesar do aumento de preços, a APAS se mantém otimista e prevê um crescimento de 3,7% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado. Felipe Dilello, gerente de uma loja de produtos para festas juninas em São Paulo, corrobora essa expectativa, afirmando que junho é a segunda melhor época do ano para vendas e que a loja se preparou com novidades e maior variedade de produtos. Ele relata um crescimento de vendas acima de 7% em relação ao ano passado.

Estratégias para Enfrentar a Alta de Preços

Para contornar o aumento de custos, alguns comerciantes optaram por congelar os preços de diversos itens, reduzindo a margem de lucro e apostando no aumento do volume de vendas. Uma boa notícia é a deflação de 4,5% no açúcar, ingrediente fundamental em muitos pratos juninos, o que poderá compensar o aumento do preço de outros itens. Apesar dos desafios, o otimismo prevalece para a temporada de festas juninas de 2024.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.