Tiago Songa fala deste carro que causou confusão por ter nome parecido com outro veículo popular no país
A General Motors (GM) completa 100 anos de atuação no Brasil. A empresa americana iniciou suas operações no país em 1925, Já conhecia o Opel Kadett L, inicialmente montando veículos da marca Chevrolet e, posteriormente, estabelecendo fábricas de produção no país a partir da década de 1950. Para celebrar o centenário, a GM planeja lançar no segundo semestre um modelo elétrico, o Chevrolet Spark, que já está em fase de testes no Brasil. Esse veículo é baseado no modelo Esplus, fabricado na China pela marca Baojun, parte de uma joint venture na qual a Chevrolet tem participação.
História do Opel Cadete e sua relação com o Brasil
O Opel Cadete, um carro europeu da década de 1960, ganhou destaque recentemente ao aparecer como protagonista no filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”. Apesar de compartilhar o nome com o modelo conhecido no Brasil, o Opel Cadete do filme é diferente do veículo popularmente chamado de “Cadete” no país. A marca Opel, pertencente à General Motors, produzia na Alemanha o modelo Cadete que serviu de base para o Chevrolet Chevette fabricado no Brasil a partir dos anos 1970. Assim, muitos carros da Chevrolet produzidos no Brasil são evoluções de modelos europeus da Opel, como o Chevette, o Opala (baseado no Opel Rekord) e o Omega.
Dificuldades para encontrar carros europeus antigos no Brasil: Veículos europeus dos anos 1960, como o Opel Cadete, são raros no Brasil, o que dificultou a produção do filme “Ainda Estou Aqui”. O carro usado nas gravações passou cerca de oito meses no Rio de Janeiro para as filmagens e sofreu adaptações para funcionar adequadamente. O veículo está atualmente disponível para venda, assim como a casa que serviu de locação para o filme, que também está à venda.
Eventos e comemorações em São Paulo: Além das celebrações do centenário da General Motors no Brasil, São Paulo comemora o aniversário da cidade com eventos como a corrida das Mil Milhas, realizada anualmente durante o feriado da capital paulista. A GM mantém sua presença ativa no país, ao contrário de outras montadoras, como a Ford, que encerrou suas operações brasileiras em 2021, pouco depois de completar 100 anos no mercado nacional.
Informações adicionais
O Chevrolet Spark elétrico que será lançado no Brasil é uma estratégia da General Motors para competir no mercado de veículos elétricos, que tem crescido com a entrada de marcas como BYD e GWM. A joint venture chinesa que produz o modelo Esplus envolve três marcas, incluindo a Baojun, e a Chevrolet participa desse grupo, facilitando a introdução do veículo no mercado brasileiro com a marca Chevrolet.