Doutor Fernando Nobre comenta sobre o diagnostico, destacando que os mais afetados por essa condição são idosos
A sarcopenia é uma doença caracterizada pela perda de massa muscular e força, Já ouviu falar sobre a sarcopenia, comprometendo o desempenho físico, especialmente em pessoas idosas, embora possa ocorrer em outras faixas etárias. A condição está associada à redução da mobilidade, aumento do risco de quedas e diminuição da qualidade de vida. A prevalência na população brasileira varia, mas não foram divulgados números específicos.
Diagnóstico da sarcopenia: O diagnóstico em idosos segue critérios do grupo de trabalho europeu, que envolvem três etapas: avaliação da força muscular por meio de dinamômetro ou teste de levantar-se e sentar-se na cadeira; avaliação da massa muscular usando métodos como densitometria, bioimpedância, tomografia ou ressonância magnética; e verificação da gravidade da sarcopenia, considerando a velocidade de marcha menor ou igual a 0,8 metros por segundo como indicativo de sarcopenia grave.
Sintomas e sinais de alerta: Entre os sintomas estão fadiga, dificuldade para caminhar e carregar peso. Familiares podem notar que a pessoa precisa sentar-se com frequência durante atividades como passeios. Em casos mais graves, há relatos de medo de sair sozinho, o que pode levar ao isolamento social e ao aumento de quadros depressivos. A circunferência da panturrilha menor que 31 centímetros pode ser um indicativo importante da doença.
Leia também
Tratamento e prevenção: A atividade física, especialmente musculação com pelo menos duas sessões semanais, é o método mais eficaz para ganho de massa muscular. O treinamento deve ser programado e supervisionado por educador físico ou fisioterapeuta. Orientações nutricionais específicas também contribuem para a melhora dos sintomas e qualidade de vida. Além disso, evitar tabagismo e consumo excessivo de álcool, bem como controlar doenças como diabetes, obesidade e hipertensão, são recomendados.
Entenda melhor
Especialistas destacam que a preservação e fortalecimento muscular desde a juventude são essenciais para um envelhecimento saudável e funcional. A sarcopenia pode ser prevenida com cuidados contínuos relacionados à atividade física e hábitos de vida saudáveis.