CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Jaboticabal prevê safra recorde de amendoim para 2020

A capital do amendoim já entregou boa parte da leguminosa apesar da crise do novo coronavírus
safra amendoim Jaboticabal
A capital do amendoim já entregou boa parte da leguminosa apesar da crise do novo coronavírus

A capital do amendoim já entregou boa parte da leguminosa apesar da crise do novo coronavírus

A pandemia de Covid-19 impactou a rotina de trabalho no campo, mas não comprometeu a safra brasileira de amendoim, que se encerra em novembro de 2023. Em Jaboticatubas (MG), considerada a capital nacional do amendoim, o produtor rural Newton de Souza Jr. colheu mais de um milhão de quilos do grão, mesmo com as medidas de distanciamento social.

Colheita e Isolamento Social

Souza Jr. afirma que a colheita ocorreu antes do período de isolamento social, evitando maiores problemas. Ao iniciar a quarentena, sua equipe recebeu férias, permanecendo em casa. Mesmo assim, ele adotou medidas de proteção contra a Covid-19 para aqueles que ainda estavam em período de colheita.

Safra Rekord e Expectativas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima uma produção de 516.500 toneladas de amendoim em casca, um crescimento de 22,3% em relação à safra anterior. Em Jaboticatubas, a Cooperativa Agroindustrial Coplana espera colher 85.000 toneladas, representando um aumento de quase 15%. O presidente da Coplana, José Antônio Rosato Jr., destaca o clima favorável como fator determinante para o sucesso da safra. A Conab projeta uma produção nacional acima de 600.000 toneladas, superando a previsão inicial de 522.000 toneladas.

Exportações e Desafios para o Futuro

Metade da produção de amendoim da Coplana é destinada à exportação. A alta do dólar favorece o setor, impulsionando as vendas externas. O Brasil exportou o dobro do volume de amendoim em 2019, em comparação a três anos antes. Apesar do cenário positivo, a alta do dólar preocupa para a próxima safra, pois muitos insumos agrícolas são importados. O aumento dos custos de produção pode impactar a rentabilidade do setor no futuro, representando um novo desafio para os produtores.

A Coplana garante o cumprimento das recomendações do Ministério da Saúde, orientando os cooperados a seguirem as medidas de segurança em todos os processos de produção. O amendoim se consolida como um produto importante para a economia brasileira, sendo o terceiro maior gerador de divisas na região de Ribeirão Preto, atrás apenas do setor sucroenergético e da soja.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.