O mês de janeiro é marcado pela Campanha Janeiro Roxo em todo o Brasil. A iniciativa se dedica a conscientizar a população sobre a hanseníase, uma doença crônica que pode causar lesões nos nervos periféricos e perda da sensibilidade da pele.
Até o fim do mês a prefeitura de Ribeirão planeja promover ações informativas para orientar a população e também ações de busca ativa de casos para diagnóstico e tratamento.
Viviane Balbão, médica e gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Ribeirão Preto, explica que as ações vão acontecer por toda a cidade e lembra: “a hanseníase é uma das doenças mais antigas de que se tem conhecimento. E tanto a população quanto os profissionais de saúde devem se mobilizar para fazer esse diagnóstico que muitas vezes é subestimado”.
O que é a Hanseníase?
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, causada pelo bacilo de Hansen (ou bactéria Mycobacterium leprae) que afeta pele e nervos, levando a manchas, perda de sensibilidade e a deformidades. Sua transmissão ocorre por gotículas respiratórias de pessoas não tratadas. Ela tem cura e o tratamento, que é gratuito no SUS, bloqueia a transmissão e impede sequelas.



