Ex-zagueiro fala sobre a trajetória no futebol; ouça o ‘Papo Esportivo’ deste sábado (11), com o Osvaldo Luis
O programa Papo Esportivo da CBN, apresentado por Osvaldo Luiz, recebeu Danilo Silva, ex-jogador e atual embaixador do Dínamo de Kiev nas Américas. Danilo, que passou sete temporadas no futebol ucraniano, compartilhou histórias de sua carreira e experiências de vida.
De Pinhal a Kiev: A trajetória de Danilo Silva
Natural de São João da Boa Vista, Danilo começou sua carreira no Ginasio Pinhalense, onde conheceu sua esposa aos 17 anos. Após passagens por Guarani, São Paulo e Internacional, ele se transferiu para o Dínamo de Kiev, onde se tornou o brasileiro que mais vezes vestiu a camisa do clube, com 222 partidas.
A inesperada transição para embaixador
Danilo se aposentou prematuramente aos 33 anos, enquanto jogava nos Estados Unidos. Surpreendentemente, o presidente do Dínamo de Kiev o convidou para ser embaixador do clube nas Américas, uma oportunidade que ele aceitou após conversar com sua esposa e considerar as implicações familiares.
Leia também
A guerra na Ucrânia e a vida dos ucranianos
Danilo descreveu a situação na Ucrânia como triste, com muitos amigos deixando o país e buscando refúgio em outros lugares. Apesar das dificuldades, ele relatou que muitas partes de Kiev ainda funcionam normalmente, enquanto outras regiões, principalmente as mais próximas da Rússia, enfrentam situações mais complicadas. Ele também comentou sobre o contato com Andriy Shevchenko, ex-jogador e figura pública ucraniana, e a situação dos jogadores brasileiros que atuavam no país.
Danilo destacou a importância de se adaptar à cultura local durante sua estadia na Ucrânia, aprendendo o idioma e os costumes. Ele compartilhou detalhes curiosos sobre a culinária ucraniana, incluindo sopas, peixes e o consumo de sementes de girassol. A entrevista finalizou com reflexões sobre as diferenças culturais e as marcas deixadas pela guerra na vida dos ucranianos.



