CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jornalista da região vai ao Bernabéu e traz os bastidores de Espanha e Brasil

Rogério Moroti também é fotógrafo e já trabalhou em vários dos principais eventos esportivos ao redor do mundo; ouça o relato!
Jornalista da região vai ao Bernabéu
Rogério Moroti também é fotógrafo e já trabalhou em vários dos principais eventos esportivos ao redor do mundo; ouça o relato!

Rogério Moroti também é fotógrafo e já trabalhou em vários dos principais eventos esportivos ao redor do mundo; ouça o relato!

Rogério Morotti, correspondente no Santiago Bernabéu e fotógrafo com larga experiência em grandes eventos internacionais, relata as primeiras impressões do estádio que receberá, nesta noite, o confronto entre Espanha e Brasil. Natural de Batatais, ex-assessor do Botafogo, Morotti está credenciado e acompanha a movimentação em Madrid antes do clássico.

Cenário em Madrid

O dia amanheceu chuvoso na capital espanhola e, por isso, o teto retrátil do Bernabéu permanece fechado para a partida. A torcida já começou a chegar às dependências do estádio, que deve receber mais de 70 mil espectadores. A partida entre Espanha e Brasil, sempre tratada como um clássico mundial, concentra grande expectativa, tanto pela qualidade técnica das equipes quanto pelo simbolismo do encontro entre as duas seleções.

Polêmicas fora de campo

O período de datas FIFA na Europa tem sido marcado por episódios que extrapolam o gramado. Na Espanha, a imprensa repercute a situação de Daniel Alves — liberado após pagamento de fiança de um milhão de euros e em liberdade provisória enquanto aguarda julgamento em segunda instância —, com imagens e reportagens constantes sobre a sua residência em Barcelona. No Brasil, a prisão de Robinho na última semana também ganhou eco na mídia europeia, dado o histórico do jogador em clubes como Real Madrid e Milan.

O tema do racismo volta a dominar discussões em torno do jogo. A partida foi promovida pelas federações espanhola e brasileira como um encontro “contra o racismo”, em meio às recentes agressões sofridas por Vinícius Júnior. A imagem do jogador emocionado em entrevista coletiva teve ampla repercussão nas TVs espanholas, que destacaram que, embora existam leis contra o racismo no país, é necessário aplicá-las com firmeza para evitar novos episódios — citando episódios anteriores relacionados a torcidas de Atlético de Madrid e da cidade de Valência. Em paralelo, a justiça desportiva italiana decidiu inocentar, após ouvir as partes e analisar gravações, um defensor da Inter de Milão acusado de injúria racial por Juan Jesús, zagueiro do Napoli, encerrando temporariamente outro caso que vinha gerando polêmica.

O jogo e a expectativa

O Brasil busca a segunda vitória sob o comando do técnico, após o triunfo sobre a Inglaterra no último sábado. A Espanha, que havia sido derrotada pela Colômbia em um confronto com equipe alternativa, deverá entrar em campo com força máxima. Com o cenário de lotação no Bernabéu, espera-se uma atmosfera intensa — e, por jogar no clube que defende, Vinícius Júnior tende a receber aplausos da torcida local.

Morotti entregou um panorama completo do que ocorre em Madrid nesta véspera de jogo, reunindo observações sobre a ambientação no estádio, o clima entre os torcedores e as narrativas fora de campo que cercam a partida.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.