Três internos foram ‘resgatados’ da unidade de ressocialização de Ribeirão Preto
Juiz classifica como grave invasão em unidade da Fundação Casa em Ribeirão Preto
Resgate de três internos e indícios de planejamento
O juiz Paulo César Gentili, da Vara da Infância e Juventude de Ribeirão Preto, classificou como grave a invasão na Fundação Casa e o resgate de três internos na noite de segunda-feira. Segundo Gentili, há indícios de que a ação foi planejada e que os adolescentes podem ter envolvimento com um grupo organizado. Entre os resgatados, está um adolescente de 17 anos suspeito de participação no assalto a um posto de combustíveis que resultou na morte de um frentista em abril.
Segurança e detalhes da invasão
A dupla armada utilizou uma escada para acessar a unidade pela muralha, após escalar um alambrado pelos fundos, em meio a um canavial. Inicialmente, exigiram o resgate de dois menores, e posteriormente, resgataram um terceiro interno. Foram deixados para trás ferramentas como um alicate grande, indicando planejamento prévio. Os agentes da Fundação Casa, que não portavam armas, tiveram uma blusa e um rádio comunicador roubados. A unidade não possui câmeras de segurança no local da fuga. O juiz Gentili afirmou que a estrutura de segurança da Fundação Casa é adequada, comparando-a à de presídios, mas que investigações policiais e administrativas apurarão possíveis falhas.
Leia também
Possíveis falhas de segurança e próximos passos
Eduardo Viana, especialista em direito da criança e do adolescente, apontou que a falta de segurança externa, por parte da Polícia Militar, pode ter contribuído para a ocorrência. Viana destacou a vulnerabilidade dos adolescentes envolvidos em crimes, a necessidade de segurança para os funcionários da Fundação Casa e a importância do olhar atento do Estado para garantir a segurança da instituição e o sucesso do processo sócio-educativo. A Fundação Casa abriu uma sindicância para apurar o ocorrido. A Polícia procura pelos adolescentes resgatados, que devem retornar à Fundação Casa em breve. O adolescente envolvido no assalto ao posto de combustíveis passará por audiência nesta semana; os outros dois cumprem medidas sócio-educativas por tráfico de drogas e roubo qualificado.



