CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jovem sofre assédio sexual em ônibus do transporte público em Franca

Garota de 18 anos afirma que um idoso teria acariciado sua perna, além de ter feito uma proposta para irem ao motel
assédio sexual em ônibus
Garota de 18 anos afirma que um idoso teria acariciado sua perna, além de ter feito uma proposta para irem ao motel

Garota de 18 anos afirma que um idoso teria acariciado sua perna, além de ter feito uma proposta para irem ao motel

Mais uma denúncia de abuso em transporte público foi registrada em Franca. Um idoso de 75 anos é suspeito de importunar uma estudante de 18 anos dentro de um ônibus. A delegacia de defesa da mulher abriu inquérito para investigar o caso.

O ocorrido

A jovem, que preferiu não se identificar, relatou que o idoso sentou ao seu lado e, durante a viagem, passou a mão em sua perna e ofereceu R$ 5,00 para ir a um motel com ele. Assustada, ela desceu do ônibus e pediu ajuda a um guarda municipal, que acionou a polícia.

Versões divergentes

O idoso, ouvido pela delegacia, negou as acusações. Afirmou que se desequilibrou em uma curva e se apoiou na jovem para não cair, sem intenção de assediá-la. A delegada Graciela Davi considerou o caso como importunação ofensiva ao pudor, uma contravenção penal. O suspeito foi liberado após o depoimento.

Aspectos sociais e psicológicos

O caso reacendeu o debate sobre assédio em transportes públicos. Uma professora relatou ter presenciado situações semelhantes. Um psiquiatra do serviço de atenção à violência doméstica e agressão sexual, Tiago Apolinário, explicou que a maioria dos assédios sexuais não é motivada por transtornos mentais, mas sim por uma cultura de estupro que normaliza e valida tais comportamentos. A falta de punição e a recorrência desses atos contribuem para encorajar os agressores. O especialista ressaltou a necessidade de avaliação individualizada, mas enfatizou que a cultura de impunidade é um fator crucial. Se condenado, o idoso poderá pagar apenas uma multa.

O episódio em Franca destaca a importância da conscientização sobre os limites do comportamento e a necessidade de combate à cultura de normalização do assédio sexual.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.