CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Juiz da Vara da Infância e Juventude critica diretoria da Fundação Casa

Paulo César Gentile disse que foi informado da morte do adolescente de 16 anos pela polícia e não pela Fundação
Fundação Casa
Paulo César Gentile disse que foi informado da morte do adolescente de 16 anos pela polícia e não pela Fundação

Paulo César Gentile disse que foi informado da morte do adolescente de 16 anos pela polícia e não pela Fundação

A morte de Anderson do Santo Silva, de 16 anos, dentro de uma unidade da Fundação Casa em Ribeirão Preto, gerou forte reação do juiz da Vara da Infância e Juventude local. O magistrado criticou a diretoria da instituição, alegando descaso e falta de transparência na comunicação do ocorrido.

O Fato e a Investigação

Anderson faleceu na quarta-feira, mas o juiz Paulo César Gentille afirma ter sido informado pela polícia, e não pela Fundação Casa. Segundo a Polícia Civil, o adolescente foi agredido por outros internos no final de fevereiro. A instituição, por sua vez, alega que a morte foi causada por um acidente vascular cerebral, conforme boletim médico.

No entanto, o laudo do Instituto Médico Legal (IML) contradiz essa versão, apontando traumatismo craniano provocado por agente contundente como a causa da morte. A Polícia Civil já identificou os supostos autores da agressão, e o caso está sendo investigado pela Delegacia de Infância e Juventude.

Críticas à Fundação Casa

O juiz Gentille expressou preocupação com a falta de zelo da administração da Fundação Casa, enfatizando a importância da transparência em relação ao que acontece dentro da unidade. Ele questionou a demora na comunicação do fato, tanto para a Justiça quanto para a sociedade, que tem o direito de saber o que ocorre na instituição.

Apuração Interna e Externa

Diante da divergência entre as informações da Fundação Casa e o laudo do IML, a Corregedoria Geral da instituição abriu uma sindicância para apurar o caso. O Ministério Público também iniciou uma investigação para esclarecer as circunstâncias da morte de Anderson, solicitando todos os dados relevantes à Fundação Casa.

A situação levanta sérias questões sobre a segurança e o tratamento dos jovens internos na Fundação Casa, bem como a necessidade de maior transparência e responsabilidade por parte da administração.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.