CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Julho: o mês da prevenção e controle das hepatites!

Diagnóstico precoce, vacinação... saiba como evitar ou como realizar um tratamento eficaz; especialista explica o que fazer!
prevenção hepatites
Diagnóstico precoce, vacinação... saiba como evitar ou como realizar um tratamento eficaz; especialista explica o que fazer!

Diagnóstico precoce, vacinação… saiba como evitar ou como realizar um tratamento eficaz; especialista explica o que fazer!

Julho é o mês dedicado à conscientização sobre as hepatites, inflamações do fígado que podem ser causadas por vírus, outras doenças ou medicamentos. A hepatologista Dra. Rosa Marrezeende esclarece a importância da prevenção e tratamento.

Diagnóstico Precoce: A Chave para o Sucesso

Testes para hepatites virais, especialmente B e C, são cruciais. Muitas vezes, essas doenças são assintomáticas, permitindo que a infecção se desenvolva sem o conhecimento do portador. O diagnóstico precoce possibilita o início imediato do tratamento, aumentando as chances de sucesso.

Prevenção e Tratamento das Hepatites

Existem vacinas para Hepatite A e B, prevenindo a infecção. Para a Hepatite C, há tratamento com altas taxas de cura. A Hepatite A é mais comum em crianças e adolescentes, geralmente transmitida por via oral-fecal. As Hepatites B, C e Delta compartilham fatores de risco como o contato com sangue contaminado (por exemplo, compartilhamento de seringas) e relações sexuais desprotegidas. A Hepatite B também pode ser transmitida da mãe para o filho durante a gravidez. O tratamento da Hepatite C é realizado via oral, com medicamentos de três meses de duração, poucos efeitos colaterais e alta taxa de cura (acima de 90%). O tratamento da Hepatite B também é feito via oral, controlando a doença e prevenindo complicações graves.

Hepatites: Evitando Complicações

É importante destacar que as hepatites B e C podem evoluir para cirrose e câncer de fígado, reforçando a necessidade de diagnóstico e tratamento precoces. A prevenção, por meio de vacinação e práticas seguras, é fundamental para proteger a saúde do fígado.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.