Vice-prefeito eleito é o José Carlos Soares; foram registrados 16.133 votos válidos, 587 brancos e 666 nulos
Neste domingo, 3 de outubro, os moradores de Guaíra, região de Ribeirão Preto, retornaram às urnas para uma eleição suplementar municipal. Após a cassação do registro de candidatura do prefeito José Eduardo Coscrato Leles e do vice-prefeito Renato César Moreira por propaganda eleitoral antecipada, um novo pleito foi necessário.
Eleito o novo prefeito de Guaíra
Junão (MDB), com 8.534 votos (53% dos votos válidos), foi eleito o novo prefeito de Guaíra. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 16.113 votos válidos, 587 brancos e 666 nulos. Junão, empresário de 64 anos, assume o cargo em 1º de janeiro de 2024. José Carlos Soares foi eleito vice-prefeito.
Propostas de campanha e cenário eleitoral
Durante a campanha, Junão prometeu uma gestão pública eficiente e melhorias na atenção básica à saúde. Além dele, concorreram Edivaldo Morais e Claudio Armane. A eleição suplementar não teve relação com a Operação Gaeco realizada na região, tendo sido motivada exclusivamente pela impugnação das candidaturas anteriores.
Posse e próximos passos
A população de Guaíra, após um ano de incertezas políticas, terá um novo prefeito empossado no início de 2024. A eleição demonstra a importância da participação cidadã e a necessidade de transparência no processo eleitoral. As novas lideranças terão o desafio de conduzir a cidade e atender às demandas da população.



