Agressões físicas, psicológicas, abandono… violência pode se configurar de muitas formas, como explica a advogada Laura Parodi
Junho Violeta: um mês dedicado à conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa.
Tipos de Violência
A violência contra idosos não se limita à violência física. Ela pode se manifestar de diversas formas, incluindo violência psicológica, financeira e sexual. Infelizmente, muitas vezes, o agressor é um familiar ou cuidador do idoso.
Reconhecendo a Violência
Segundo a advogada Laura Parode, presidente da Comissão do Direito do Idoso da UAB Ribeirão Preto, a violência física inclui tapas, empurrões e chacoalhões. A violência psicológica envolve coerção, como obrigar o idoso a contrair empréstimos (violência financeira). A violência sexual abrange abuso, tentativa de abuso e importunação sexual. O abandono ocorre quando o cuidador deixa o idoso desamparado, como no caso de um idoso hospitalizado e não resgatado após alta. A negligência se caracteriza pela omissão de cuidados básicos, como não levar o idoso ao médico ou deixar ferimentos sem tratamento.
Leia também
Onde Buscar Ajuda
Em Ribeirão Preto, a Delegacia de Proteção ao Idoso, localizada na Avenida Costábile Romano, 3230 – Barro, Ribeirânia, oferece apoio às vítimas. O telefone para contato é (31) 3610-0067.
A campanha Junho Violeta busca alertar a população sobre a importância da denúncia e da proteção dos direitos dos idosos, reforçando a necessidade de uma sociedade mais atenta e vigilante contra qualquer forma de violência.



