CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Justiça aceita pedido do Ministério Público e afasta a diretoria do Hospital Santa Lydia

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli
Hospital Santa Lydia
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli

A Fundação Hospital Santa Lídia, tradicional instituição de Ribeirão Preto, está sob intervenção judicial. A juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública local acatou parcialmente o pedido do Ministério Público e determinou o afastamento da diretoria para a realização de uma auditoria independente. A decisão visa apurar a real situação financeira do hospital, que acumula uma dívida superior a 9 milhões de reais, e investigar possíveis irregularidades no atendimento à população.

Nomeação de Interventores e Auditoria

Para gerenciar a fundação durante o período de auditoria, foram nomeados o professor André Lússerton Costa, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP de Ribeirão Preto, e os servidores municipais Darlene Kamprari Pires Mestrinner e Rogério Antônio da Silva. A auditoria, com prazo inicial de 60 dias, poderá ser prorrogada caso haja necessidade de aprofundamento das investigações.

Problemas no Atendimento e Relatório da Câmara Municipal

A decisão judicial levou em consideração um relatório da Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara Municipal, que apontou sérios problemas no atendimento de urgência e emergência do Hospital Santa Lídia. A situação precária da instituição já havia sido alvo de debates e denúncias na Câmara, com vereadores cobrando medidas para solucionar a crise.

Convocação de Ex-Dirigente na Câmara Municipal

Em sessão realizada na Câmara Municipal, os vereadores aprovaram por unanimidade a convocação de Ariklenis Garcia da Silva, ex-dirigente da Fundação Santa Lídia. A convocação tem como objetivo esclarecer as causas da crise financeira do hospital e as possíveis irregularidades apontadas no relatório da CEE. Vereadores questionam decisões tomadas durante a gestão de Ariklenis, especialmente em relação a demissões de médicos e outros problemas que afetaram o funcionamento da instituição.

A medida busca garantir a continuidade dos serviços prestados à população e a transparência na gestão dos recursos públicos destinados à saúde.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.