Ouça a reportagem de Monize Zampieri para a CBN Ribeirão
A Justiça Eleitoral de [Cidade], está reanalisando o caso do suposto uso de funcionários públicos na campanha eleitoral de 2012. Testemunhas serão novamente ouvidas e fotografias que podem comprovar irregularidades estão sob análise da polícia.
Novos Depoimentos e Análise de Provas
O foco da Justiça, neste momento, é esclarecer o conteúdo dos novos depoimentos e o que as fotografias retratam. O juiz eleitoral determinou um prazo de dez dias para que o Ministério Público apresente as mídias de gravação das fotografias, que passarão por perícia para determinar a data e o horário exatos em que foram tiradas.
A defesa da prefeita e do vice-prefeito alega que os servidores trabalharam de forma espontânea, fora do horário de expediente e durante as férias. No entanto, testemunhas ouvidas anteriormente afirmaram que muitos funcionários públicos trabalharam durante o expediente normal.
Leia também
Possíveis Consequências e Histórico do Caso
A prefeita e o vice-prefeito já foram cassados em primeira instância em março do ano passado, mas a sentença foi anulada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O TRE acatou o pedido da defesa, que alegou vício de defesa por parte do juiz eleitoral local. A relatora do recurso, votou pela observação da prefeita e do vice.
Caso a perícia confirme as irregularidades, a prefeita e o vice podem se tornar inelegíveis. As três testemunhas de acusação arroladas pelo Ministério Público serão novamente ouvidas, juntamente com uma testemunha que não pôde depor anteriormente por motivos de saúde.
Próximos Passos e Decisão Final
Após a perícia das fotografias e os novos depoimentos, serão apresentadas as alegações finais, e uma nova sentença será proferida em primeira instância. O juiz eleitoral poderá decidir pela cassação ou pela absolvição da prefeita e do vice. Em caso de cassação, a decisão deverá ser contestada no TRE, e o processo poderá se estender por outras instâncias.
O desfecho desta disputa judicial ainda demandará tempo, considerando os recursos cabíveis em diferentes instâncias. A população aguarda o desenrolar dos fatos.



