Entre os condenados por corrupção estão a ex-prefeita de Ribeirão Darcy Vera e os ex-prefeitos de Igarapava e Miguelópolis
Em quatro anos, metade dos políticos denunciados pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público foram condenados pela justiça estadual. Somente em São Paulo, o número chega a 345 políticos e funcionários públicos condenados por corrupção.
Casos emblemáticos
Entre os condenados estão figuras públicas de destaque, como a ex-prefeita de Ribeirão Preto, Darci Vera, que recebeu pena de 18 anos de prisão, mas responde em liberdade. Também foram condenados nove ex-vereadores de Ribeirão Preto e secretários municipais. A lista inclui ainda os ex-prefeitos Carlos Augusto de Freitas, de Garapava, e Juliano Mendonça Jorge, de Miguelópolis.
Reações e perspectivas
A lentidão da justiça em alguns casos gera frustração na população que busca respostas rápidas. Para Jorge Sanches, presidente da Amaribo, o número de condenações demonstra maior efetividade do trabalho da justiça, oferecendo um raio de esperança. No entanto, ele ressalta a importância da mudança começar nas urnas, com a população realizando escolhas mais conscientes e atuando na fiscalização dos políticos eleitos.
Leia também
As defesas de todos os citados negam qualquer envolvimento nos crimes.



