População carcerária do estado é de 207 mil e 700 pessoas e do total 74 morreram em decorrência da infecção da Covid-19
O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a vacinação obrigatória de todos os presos do estado em até 15 dias. A decisão liminar atende a uma ação civil pública da Defensoria Pública, que aponta a vulnerabilidade da população carcerária à Covid-19.
Cronograma de Vacinação
O governo estadual tem 48 horas para apresentar um cronograma detalhado da vacinação nos presídios paulistas. A urgência da medida se justifica pelo alto número de mortes de detentos pela doença: 74 desde o início da pandemia. Somente na região de Ribeirão Preto, quase 1.000 detentos testaram positivo para a Covid-19 até o fim de junho, com três óbitos.
Números Preocupantes
Até o último levantamento, apenas 27.000 presos haviam sido vacinados, número considerado baixo pela Defensoria Pública. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) justificou a lentidão alegando que a população carcerária é mais jovem e que a definição dos cronogramas de vacinação cabe às cidades, com base nas doses recebidas do governo paulista.
Leia também
A decisão judicial demonstra a preocupação com a saúde da população carcerária e a necessidade de garantir a imunização de todos os presos, contribuindo para a proteção da saúde pública como um todo.


