Sindicato informou que não foi notificado da decisão e disse que a paralisação está mantida a partir de segunda-feira (10)
Servidores municipais de Ribeirão Preto se preparam para greve a partir de segunda-feira, dia 10, devido à insatisfação com a proposta de reajuste salarial da prefeitura.
Reajuste Salarial e reivindicações
O sindicato dos servidores reivindica um aumento de 16% nos salários, além de aumento no vale-alimentação e um bônus salarial de R$ 600. A prefeitura, por sua vez, ofereceu um reajuste de 6% nos salários e um vale-alimentação calculado pela inflação. Aproximadamente 13 mil servidores seriam afetados pela greve, segundo o presidente do sindicato, Valdir Avelino. Apesar da possibilidade de greve, a categoria permanece aberta ao diálogo com a prefeitura.
Impacto na população e serviços essenciais
A greve pode afetar diversos serviços públicos, embora o sindicato assegure que haverá cuidado com a população. Uma decisão judicial, no entanto, determina que 100% dos servidores de áreas essenciais (saúde, educação, assistência social, tratamento de água e esgoto, cuidados com animais e infraestrutura) trabalhem normalmente na segunda-feira. Para as demais áreas, a determinação é de 60% do efetivo. O descumprimento acarretará em descontos nos dias não trabalhados.
Leia também
Negociações e posicionamentos
A prefeitura justifica o reajuste de 6% com base em sua análise orçamentária, enquanto o sindicato mantém sua posição pela proposta de 16%. A administração municipal garante que tomará medidas para manter os serviços essenciais. O impasse demonstra a necessidade de negociação entre as partes para encontrar uma solução que atenda às demandas dos servidores e às necessidades da população.


