CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Justiça determina que comunidade do Jardim Progresso deixe área ocupada, na zona Oeste de Ribeirão

As 28 famílias que moram no local, desde 2013, serão obrigadas a sair da ocupação, até dia 21 de novembro
desocupação Jardim Progresso
As 28 famílias que moram no local, desde 2013, serão obrigadas a sair da ocupação, até dia 21 de novembro

As 28 famílias que moram no local, desde 2013, serão obrigadas a sair da ocupação, até dia 21 de novembro

Despejo de Comunidade no Jardim Progresso

A Justiça determinou o despejo de 28 famílias que residem em uma comunidade localizada no Jardim Progresso, zona oeste de Ribeirão Preto. A decisão, proferida pela primeira vara da Fazenda Pública, atende a um pedido de reintegração de posse movido pela Entrevias, concessionária que administra o trecho da Rodovia Antônio do Arte Nogueira (anel viário sul).

Histórico do Caso e Ações da Prefeitura

O processo tramita na Justiça desde 2017, iniciado pela antiga concessionária Via Norte. A Entrevias alega que a área ocupada pelas famílias está dentro de sua área de concessão. A Prefeitura de Ribeirão Preto foi notificada e deverá, em conjunto com as secretarias de Assistência Social e Negócios Jurídicos, e o Conselho Tutelar, minimizar os impactos aos moradores. A prefeitura afirma não possuir unidades habitacionais próprias ou programas de construção em andamento, mas menciona acordos com a iniciativa privada para a construção de 6.800 unidades habitacionais para famílias de baixa renda. Entretanto, a construção depende da aprovação e viabilização desses empreendimentos, sem cronograma definido.

Prazo para Despejo e Implicações

As famílias terão até o dia 21 de novembro para deixar o local. A Entrevias justifica a ação como cumprimento de obrigação contratual herdada da Via Norte. A situação destaca a vulnerabilidade das famílias de baixa renda frente à falta de moradia e a complexidade de políticas habitacionais que ainda não garantem soluções imediatas e eficazes para a população necessitada.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.