CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Justiça ouve testemunhas de possível crime eleitoral em Ribeirão

Nove ex-vereadores são alvos das investigações; irregularidades teriam acontecido no pleito de 2016
crime eleitoral
Nove ex-vereadores são alvos das investigações; irregularidades teriam acontecido no pleito de 2016

Nove ex-vereadores são alvos das investigações; irregularidades teriam acontecido no pleito de 2016

Nove ex-vereadores de Ribeirão Preto são alvos de uma ação judicial que investiga um esquema de corrupção envolvendo o empresário Marcelo Plastino, que cometeu suicídio em novembro de 2016. A investigação aponta para um esquema de “mensalinho” pago a políticos, além de suspeitas de indicação de cabos eleitorais para contratos de terceirização na Coderpe, empresa de Plastino que tinha contratos com a prefeitura.

Audiência e Desdobramentos

Uma audiência de instrução ocorreu em Ribeirão Preto, presidida por um juiz de outra comarca, fato considerado normal pelo advogado Roberto Reck, devido à proximidade do fim do processo. A audiência ouviu testemunhas de acusação e defesa. A escolha de um juiz de fora pode ter ocorrido devido a um pedido de algum juiz local para ser substituído, procedimento também considerado comum.

O Esquema de Corrupção

O Ministério Público acusa os vereadores de abuso econômico e político, alegando que Plastino os ajudava em campanhas eleitorais em troca de apoio em licitações. Plastino teria lucrado mais de 80 milhões de reais em concorrências públicas na prefeitura. Apenas um dos nove vereadores investigados conseguiu se reeleger, mas renunciou antes de assumir o cargo.

Liberdade Provisória e Precedentes

O ex-presidente da Câmara, Walter Gomes, que estava preso, obteve liberdade provisória após conseguir um habeas corpus. Para o advogado Roberto Reck, este fato pode servir de precedente para outros acusados que permanecem presos, sob a alegação de excesso de prazo no cumprimento da prisão preventiva. Os nove ex-vereadores sempre negaram envolvimento em corrupção.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.