Decisão vale para ato que aconteceria neste domingo e para protestos que poderiam ser marcados em dias futuros
Justiça impede protestos contra isolamento em Ribeirão Preto
Manifestação proibida
A Justiça de Ribeirão Preto proibiu a realização de atos de protesto contra o isolamento social e a reabertura do comércio na cidade. A decisão, proferida pelo juiz José Duarte Neto, abrange a manifestação prevista para este domingo, 10h, e futuras mobilizações.
Desrespeito às normas de quarentena
Segundo a sentença, os organizadores desrespeitariam os decretos estadual e municipal de calamidade pública ao promoverem aglomerações. A desobediência à decisão judicial acarretará multa diária de R$ 100 mil para cada um dos três organizadores. Além disso, o juiz determinou a quebra do sigilo telefônico dos organizadores para apurar as negociações e a abertura de inquérito policial em um mês para investigar a organização do protesto.
Leia também
Monitoramento policial
A CBN apura informações sobre a posição dos organizadores. Há relatos de forte mobilização da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia em diversas regiões da cidade para monitorar e garantir o cumprimento da decisão judicial.
A situação demonstra o conflito entre o direito à manifestação e a necessidade de conter a propagação do vírus, levando a medidas judiciais para garantir o cumprimento das normas de isolamento social.



