CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Justiça proíbe Daerp de fazer ligações de água em novos empreendimentos

Medida visa garantir um abastecimento de qualidade tanto em Ribeirão Preto quanto no distrito de Bonfim Paulista
ligações de água
Medida visa garantir um abastecimento de qualidade tanto em Ribeirão Preto quanto no distrito de Bonfim Paulista

Medida visa garantir um abastecimento de qualidade tanto em Ribeirão Preto quanto no distrito de Bonfim Paulista

A Justiça de Ribeirão Preto proibiu a concessionária de água DAE de realizar novas ligações de água em empreendimentos da cidade e do distrito de Bonfim Paulista. A decisão, proferida pelo juiz Gustavo Mille Lorenzato da 1ª Vara da Fazenda Pública, é resultado de uma ação civil pública movida pelo promotor Carlos César Barbosa em 2014.

Ação de 2014 e seus desdobramentos

A ação de 2014 questionava a falta de um plano de abastecimento de água com qualidade comprovada por parte do DAE. Com o não cumprimento das metas estabelecidas, a justiça decidiu pela proibição de novas ligações, afetando novos loteamentos, condomínios, prédios e propriedades rurais. A decisão é de primeira instância, cabendo recurso.

Impactos para a população

A proibição impacta diretamente os moradores, como demonstra o caso de um condomínio na Rua Maranhão, bairro Piranga, onde os futuros moradores não podem se mudar por falta de água. A fisioterapeuta Reginânia de Souza Lopes, dona de um dos apartamentos, relata os transtornos causados pelo atraso. O advogado André Renato Servidônia destaca que a população não pode ser prejudicada por falhas do DAE, reforçando o direito dos cidadãos de buscar a justiça em casos de prejuízos causados por omissão do órgão público.

DAE se posiciona e perspectivas futuras

O DAE informou que recorrerá da decisão e apresentará medidas para reduzir perdas de água, solucionar vazamentos e garantir o abastecimento. Carlos Alencastre, colunista de sustentabilidade da CBN e diretor do DAE, reconhece a necessidade de planejamento, considerando as variações anuais nos reservatórios. Ele defende que o DAE tem trabalhado para equalizar o abastecimento e reduzir vazamentos, sugerindo que a proibição de novas ligações pode ser uma medida superada. Apesar das tentativas de contato, o atual vice-prefeito e ex-promotor Carlos César Barbosa não se pronunciou sobre o assunto.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.