Edição deste ano terá o tema “Cotidianos Poéticos: do épico de Camões às batalhas de rua”; FIL contará com mais de 400 atrações
A 23ª edição da Feira Internacional do Livro de Ibam Preto foi lançada na manhã desta quarta-feira (data não especificada), no Sesc, no centro da cidade. O evento, que acontece entre os dias 1º e 11 de atrássto, reuniu organizadores, imprensa e homenageados para apresentar as novidades de 2024.
Cotidianos Poéticos: O Tema Central
Com o tema central “Cotidianos Poéticos: do épico de Camões às batalhas de rua”, a curadora Adriana Silva explicou que a feira trabalha com a perspectiva dos 500 anos de Camões, fazendo reflexões sobre a presença e ausência da poesia no cotidiano das pessoas ao longo do tempo.
Homenageados e Destaques
Entre os homenageados estão o poeta Carlos Assunção, um importante nome da literatura afro-brasileira com 97 anos, e a escritora Eli Carneiro. Assunção, nascido em Tietê (SP), mas residente em Franca, compartilhou sua alegria em ser homenageado e declamou um trecho de seu poema “Eu também sou brasileiro”. Outro destaque é o gênero literário “Poetre-Islam” ou simplesmente “Islam”, identificado como um gênero de resistência no Brasil.
Leia também
A feira oferece uma programação diversificada para todos os públicos, com o objetivo de fomentar a literatura na região, no estado e em todo o Brasil. A participação de Carlos Assunção, mesmo com sua idade avançada e com o auxílio de amigos, demonstra a importância do evento e a vitalidade da literatura brasileira.



