Ala é um dos dez reforços do Pantera para a sequência da Série B; equipe enfrenta o Goiás, na segunda-feira (9)
O Botafogo apresentou recentemente o lateral direito Pedro Costa, Lateral direito Pedro Costa, ex-Tombense, é apresentado no Botafogo-SP, uma das dez contratações realizadas pelo clube na última janela de transferências. Pedro Costa chegou ao clube na segunda-feira da semana passada e foi registrado oficialmente na CBF e na Federação Paulista até quinta-feira, ficando à disposição do técnico Paulo Gomes para a partida contra a Chapecoense.
Apesar de estar disponível, Pedro Costa não foi relacionado para o jogo contra a Chapecoense. Ele explicou que, seguindo os protocolos internos do clube, o treinador optou por não levá-lo para a partida, pois ainda precisava realizar exames e se adaptar ao grupo. Pedro afirmou que compreendeu a decisão e está focado em trabalhar para estrear na próxima segunda-feira e ajudar a equipe.
“Cheguei na segunda-feira, como é o protocolo da equipe, então o professor optou por não me levar para fazer os exames, tudo certinho. Tem que seguir os protocolos do clube, não é chegar assim, é bagunça. O professor optou por não me levar, estava aqui torcendo bastante, acompanhando a partida, passando forças a alguns companheiros. Era a opção dele, entendi, continuei trabalhando e espero atrásra na próxima segunda-feira estar em campo para poder ajudar a equipe.”
Pedro Costa está emprestado ao Botafogo até novembro deste ano, mas manifestou interesse em renovar seu contrato para permanecer no clube por mais uma temporada, dependendo da avaliação da diretoria.
No momento, o Botafogo enfrenta dificuldades na lateral direita. O titular Alisson está lesionado, e o reserva Tasse não tem transmitido confiança à comissão técnica. Por isso, Paulo Gomes tem improvisado jogadores na posição, como Negueba e Agueiros, até a chegada de Pedro Costa. Allison, que estava machucado, voltou a treinar normalmente e estará disponível para o próximo jogo, assim como Pedro Costa.
O executivo Toninho Cecílio, que participou diretamente de quatro contratações recentes – Victor Andrade, Pedro Costa, o zagueiro Rafael Rodrigues e o meio-campista Felipe Pinho –, comentou sobre a mudança no perfil das contratações do Botafogo. Segundo ele, houve uma alteração estratégica para trazer jogadores com experiência na Série B e Série C, com contratos até o final do ano, enquanto a maioria das outras contratações são jovens apostas com contratos mais longos.
“As contratações que participei tiveram uma conversa muito técnica com o presidente Adolbeto Batista e uma compreensão dele porque eu chego sem enrolação. O recurso que havia foi provisionado de maneira técnica e importante, pois as empresas precisam gastar o que têm, não o que não têm. O orçamento precisa ser respeitado.”
Toninho destacou a boa relação com o presidente Adolbeto Batista, elogiando sua postura e a possibilidade de ajustar o elenco conforme as necessidades surgem durante a temporada. Ele também ressaltou a complexidade da Série B e a importância de trazer jogadores que possam contribuir sem comprometer o orçamento.
Sobre o volante Leandro Marcial, que sofreu uma lesão grave em março durante o Campeonato Paulista e passou por cirurgia, Toninho informou que o jogador está em recuperação e pode retornar ainda nesta temporada. Marcial completará oito meses de recuperação em novembro, prazo mínimo para seu retorno, e foi inscrito na competição pelo clube.
“Ele é um atleta que se cuida muito, está no peso mesmo com essa cirurgia delicada. Apostamos nele e o inscrevemos na competição. A expectativa é que ele volte na margem mais curta do prazo estabelecido pelos médicos, possivelmente nas últimas rodadas da Série B.”
O Botafogo enfrenta o Goiás na próxima segunda-feira, no estádio Santa Cruz. O time goiano, comandado pelo técnico Mancini, ocupa a 9ª colocação na Série B, com 33 pontos e aproveitamento de 47%. O Botafogo está em 14º lugar, com 27 pontos e 39% de aproveitamento, seis pontos atrás do adversário.
Historicamente, o Botafogo tem dificuldades para embalar bons resultados em casa, frequentemente empatando suas partidas no estádio Santa Cruz. Para o próximo jogo, a expectativa é que o time adote uma postura mais ofensiva, aproveitando a chegada de reforços e a melhora recente nos resultados para pressionar o Goiás e buscar a vitória.
O técnico Paulo Gomes é conhecido por uma abordagem mais conservadora, priorizando a defesa e o equilíbrio. No entanto, a necessidade de vencer em casa pode levar a uma mudança de postura para tentar sair com os três pontos. O Goiás, apesar de vir de campanha irregular, é um adversário tradicional e com histórico recente favorável, já tendo vencido o Botafogo por 4 a 0 em confronto anterior.
Além disso, o retorno do meia Leandro Maciel é aguardado com otimismo pelo clube. Maciel, que se destacou no Campeonato Paulista, é considerado um jogador diferenciado no meio-campo do Botafogo, e sua volta pode representar um importante reforço para a reta final da temporada.
“Se ele voltar, é o melhor reforço do Botafogo na janela. Tecnicamente, fez um grande campeonato paulista e tem características únicas no elenco.”


