Unidade de Ribeirão foi contemplada pela modalidade de gestão ligada à Saúde; quem explica é o médico Marcelo Puga
A Santa Casa de Ribeirão Preto participa do projeto "Lã nas Emergências", iniciativa do Ministério da Saúde para reduzir a superlotação em hospitais públicos e filantrópicos.
Melhorias na Gestão de Leitos e Recursos
O projeto visa garantir segurança e qualidade assistencial aos pacientes, por meio de um gerenciamento eficiente de vagas, leitos e recursos destinados à urgência e emergência. A participação da Santa Casa demonstra o reconhecimento do seu papel no atendimento à população.
Diagnóstico e Ações para Agilidade no Atendimento
Representantes do Ministério da Saúde visitam a instituição quinzenalmente para acompanhar os processos, desde a chegada do paciente até sua alta. O objetivo é identificar oportunidades de agilizar o atendimento e melhorar a resolutividade, incluindo a identificação de pacientes que poderiam ser atendidos em consultas ambulatoriais, reduzindo a demanda na emergência. Ações incluem transporte mais rápido, agilidade em exames, internação precoce quando necessária e disponibilidade de equipes cirúrgicas mais rápida.
Leia também
Situação Atual da Superlotação na Santa Casa
Atualmente, a Santa Casa opera com superlotação na sala de emergência, com 17 pacientes em 8 leitos monitorizados. Essa situação exige um esforço interno para remanejar leitos e atender à demanda, com pacientes aguardando vagas em terapia intensiva e outros aguardando por cirurgias. A superlotação é um problema enfrentado por diversos hospitais.



