CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leite Lopes passa por vistoria para que especialistas desenvolvam o melhor modelo de privatização

Cerca de 20 aeroportos no estado de São Paulo serão entregues para a inciativa privada
Privatização Leite Lopes
Cerca de 20 aeroportos no estado de São Paulo serão entregues para a inciativa privada

Cerca de 20 aeroportos no estado de São Paulo serão entregues para a inciativa privada

O governo de São Paulo, por meio do Departamento Aeroviário do Estado (DAESP), administra 26 aeroportos. Entretanto, uma possível concessão à iniciativa privada, com duração de até 30 anos, ou mesmo uma Parceria Público-Privada (PPP), está em estudo, com a privatização total também sendo considerada.

Estudo de Viabilidade

Uma consultoria internacional foi contratada para definir o melhor modelo de desestatização. Em Ribeirão Preto, técnicos realizaram inspeções na estrutura física, sistemas, procedimentos e espaço aéreo do aeroporto Leite Lopes. Além disso, analisaram o perfil da população, o potencial econômico e turístico da região. O plano de trabalho da consultoria, com cinco fases, prevê a conclusão dos estudos em até quatro meses. As fases incluem visitas técnicas, caracterização dos ativos, modelagem inicial, escuta ao mercado e análise do potencial de mercado.

Privatização do Aeroporto Leite Lopes

A previsão é que, até outubro ou novembro, a consultoria apresente um modelo pronto ao governo. Os leilões podem ocorrer no final de 2024 e início de 2025. A privatização do aeroporto Leite Lopes prevê investimentos de R$ 70 milhões em ampliação do terminal de cargas e de passageiros, investimento anteriormente previsto para o governo federal, mas revisado devido à situação econômica do país. O governo paulista garante que o edital exigirá esses investimentos da empresa privada que assumir a concessão.

Melhorias e Expectativas

O aeroporto Leite Lopes já está habilitado para operar voos internacionais de carga, mas ainda não os recebe. Recentemente, o governo investiu mais de R$ 4 milhões em melhorias na pista e acesso ao pátio. Obras de melhoria nos acessos ao aeroporto, como recapeamento de ruas e construção de viadutos, também estão previstas. A expectativa é que, com a internacionalização do terminal de passageiros, haja aumento no número de voos e melhoria na economia da região. O secretário de logística e transportes reforça a importância de um plano de mobilidade integrado para otimizar os investimentos. A iniciativa também abrange outros aeroportos da região, como Barretos e São José do Rio Preto.

Com as melhorias previstas, a expectativa é de um aumento significativo no número de voos e passageiros, impulsionando o desenvolvimento econômico da região. A modernização da infraestrutura e a atração de investimentos privados prometem transformar o cenário aeroportuário regional.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.