Segundo a Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, crianças estariam invadindo a pista para soltar pipas
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) proibiu voos noturnos no Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, por questões de segurança.
Riscos de invasão
A decisão da ANAC se baseia na vulnerabilidade do aeroporto a invasões, principalmente por crianças que soltam pipas na pista de decolagem. Segundo a agência, a estrutura atual do aeroporto não impede esse tipo de acesso, colocando em risco tanto as crianças quanto os passageiros e as operações aéreas.
Medidas de segurança
O administrador do aeroporto, Álvaro Cardoso Jr., confirmou o problema e afirmou que medidas já estão sendo tomadas para reforçar a segurança do local. Entre elas, a instalação de cercas elétricas para evitar novas invasões. O projeto já está em andamento, com o processo de contratação das empresas em curso. A ANAC estabeleceu o prazo de 16 de março para a conclusão das melhorias. Caso contrário, os voos noturnos serão cancelados. O administrador descartou a possibilidade de fechamento noturno do aeroporto.
Leia também
Histórico do problema e ações futuras
O problema de invasões no aeroporto é antigo. No ano passado, foram investidos R$ 250 mil em cercamento, com a instalação de quase 3 quilômetros de novas cercas. Além disso, outras medidas estão sendo adotadas, como o patrulhamento do entorno do aeroporto e a instalação de uma segunda cerca perimetral com quase 2.900 metros, que está em fase final de eletrificação. A atuação conjunta da Polícia Militar, Guarda Civil e Polícia Civil também contribui para mitigar os riscos. Atualmente, o aeroporto opera com 10 voos noturnos e mais de 2.000 passageiros por dia.



