Pouco mais de 860 mil pessoas passaram pelo aeroporto em 2017; queda de 5,9% em relação a 2016
O Aeroporto Estadual Leite Lopes, em Ribeirão Preto, registrou em 2017 o pior desempenho dos últimos sete anos, com 867.544 passageiros – uma queda de quase 6% em relação a 2016 e de 22,15% em comparação ao melhor ano da série histórica (2011).
Impacto Econômico e Concorrência
Para Evandro Alves Lopes de Oliveira, presidente da Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto, a principal causa da queda é a recessão econômica, que afetou o turismo de negócios e a captação de eventos pela cidade. Ribeirão Preto enfrenta concorrência de outros polos na atração de eventos, impactando diretamente o número de passageiros.
Preço das Passagens e Disponibilidade de Voos
O professor de economia José Rita Moreira aponta outros fatores, como o aumento do preço das passagens aéreas em 2017 e a limitada disponibilidade de voos e destinos a partir de Ribeirão Preto. A alta nos preços tornou o transporte aéreo proibitivo para muitas pessoas, mesmo em viagens de negócios.
Leia também
- 1º bimestre: quase 100 mil passageiros passaram pelo Aeroporto Leite Lopes em Ribeirão Preto
- Mudança de carreira e qualidade de: Número de pessoas que mudaram de carreira registra aumento nos últimos dois anos
- Aeroporto Leite Lopes registra aumento de 46% em pousos de decolagens durante a 30ª Agrishow
Perspectivas Futuras e Obras de Ampliação
Apesar do cenário negativo, há perspectivas de retomada com a recuperação econômica. No entanto, a retomada depende de fatores como a redução no preço das passagens e o aumento da disponibilidade de rotas e voos. Um projeto de ampliação do aeroporto, orçado em R$ 80 milhões, prevê a expansão do terminal de passageiros, melhorias na infraestrutura e aumento da área para aeronaves. Após anos de adiamentos, a obra pode iniciar em 2018 e ser concluída em 2019, segundo estimativas do governo estadual. A ampliação é crucial para melhorar a capacidade e a atratividade do aeroporto, contribuindo para o aumento do número de passageiros nos próximos anos.



