CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Levantamento aponta aumento no número de ribeirão-pretanos que atentaram contra a própria vida

Sobre o assunto e como identificar alguns gatilhos, ouça a entrevista com o médico psiquiatra Thiago Apolinário
suicídio em Ribeirão Preto
Sobre o assunto e como identificar alguns gatilhos, ouça a entrevista com o médico psiquiatra Thiago Apolinário

Sobre o assunto e como identificar alguns gatilhos, ouça a entrevista com o médico psiquiatra Thiago Apolinário

A saúde mental em Ribeirão Preto apresenta um quadro preocupante. Dados da Secretaria da Saúde municipal apontam um aumento de 35% nas tentativas e mortes por suicídio em 2021, em comparação com 2020, colocando a cidade na 17ª posição em número de óbitos absolutos por suicídio no Brasil, acima da média nacional.

Aumento de Casos e Fatores de Risco

Em entrevista à CBN, o psiquiatra Dr. Tiago Apolinário, do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, comentou sobre o aumento significativo de casos de ansiedade e depressão, tendência global agravada pela pandemia. O isolamento social, as perdas econômicas e o medo da doença contribuíram para o crescimento de transtornos mentais, afetando principalmente as mulheres e os jovens. O Dr. Apolinário destaca que o suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil, e que regiões sociodemograficamente menos favorecidas também sofreram aumento nos casos.

Acesso a Serviços de Saúde Mental e Estigma

O médico ressalta a dificuldade de acesso aos serviços de saúde mental, agravada pela pandemia, e o estigma associado à busca por ajuda, principalmente entre os homens. Apesar das mulheres apresentarem maior número de tentativas de suicídio, os homens têm maior letalidade. A resistência em procurar ajuda profissional é um fator crucial que contribui para o aumento de casos de suicídio. Dr. Apolinário reforça que a depressão é uma doença que requer tratamento e cuidados adequados, e não deve ser minimizada.

Identificação de Sinais e Orientações

Para auxiliar na identificação de pessoas em risco, o Dr. Apolinário lista alguns sinais importantes: tristeza prolongada, ansiedade persistente, desinteresse por atividades prazerosas, desesperança, sentimentos de culpa e baixa autoestima. A menção de planos ou ideias suicidas configura uma emergência psiquiátrica, demandando atendimento médico imediato. A participação da imprensa na conscientização da população sobre a importância de buscar ajuda e quebrar o tabu em torno da saúde mental é fundamental para a prevenção.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.